10 julho 2005

Dr. Adolfo Rocha


Dr. Adolfo Rocha
Ainda seguindo as histórias lá da nossa atarefada viagem , e a propósito da imagem que exponho, conto que, indo ao edifício do Chiado se encontra uma exposição muito engraçada de Arte, dedicada ao escritor Miguel Torga, tão conhecido e importante na literatura portuguesa.
Nós fomos, e retiramos, como convinha, de alguns objectos que lá estavam, uns papéis que, abrindo, nos forncem pequeninos trechos dessa vasta obra; passo a citar os que me calharam a mim:

" Posted by PicasaVagabundagem:
Vou pela rua a semear presença,
Corpo atirado à fome das janelas,
Olhos das casas, ávidos, vazios...
A tarde é um ermo que não tem cancelas
De intimidade.
E no mesmo impudor doutros vadios
entrego-me à volúpia da cidade."

Diário VII


"Amava e destruia o amor; Membro dum grupo literário avançado deixara-o e ficara só; Deslumbrado por um clarão de fé, mergulhara de novo na escuridão da descrença; em vésperas da partida para a vida práctica, andava atormentado".

A criação do mundo- terceiro dia p. 100

" Destino:

Vai um barco no rio.
É uma vela enfunada
Desta manhã de frio
E desta luz cansada.

Passa devagarinho
E lá se perde ao fundo,
A seguir o caminho
Que tudo tem no mundo..."

Diário II

Apreciamos a arte exposta, a iniciativa relativamente ao escritor, o próprio "encaminhar" das pessoas no edifício.. está de ser visitado... muito bom mesmo:)...
De não esquecer também uma outra exposição no mesmo lugar, no patamar a cima, que tem vestidos de épocas já muito idas... Espetacular... sem qualquer sombra de dúvida... Há que ver, não custa nada;).

3 comentários:

K@ disse...

Olha!... uma imagem... familiar à vista!

:-)

João Blümel disse...

E que grande poeta! Um dos meus favoritos...a imagem é que não percebo muito bem...é uma mão?..

Zana disse...

Sim joão..pelo que eu ercebo sim.. será um mão mas isto era o q estava no edificio onde ele trabalhou durante muits anos.. é uma pquena homenagem, penso eu..
***