27 julho 2005

Caminha e a feira Medieval

Quando digo que gosto muito da minha terra, não é por acaso.

Desta feita temos a feira Medieval ás portas em que a minha vila dos anjos se reveste de tendas e pessoas vestidas a rigor, música da época, cavalos pelas ruas, cavaleiros, palha no chão e muito comércio cativante pela originalidade.
Enquanto que na tenda fora da vila fortificada estão os árabes (com uns bolinhos típicos recheados de sabores intensos com canela à mistura- deliciosos), lá dentro estende-se uma rua onde há de tudo, como na farmácia:
Cestinhos com legumas e frutas, tenda só para chás medicinais, exposição de aves raras, tiro ao arco, artesanato de vários tipos, brinquedos do género simples mas muito educativo pela sabedoria que acarretam, a tenda só para o chocolate (onde até haviam, vejam só, Chá de Chocolate!), brinquedos de madeira á medieval (não sei se estão a imaginar as espadas grosseiras de madeira pintada, os cavalinnhos que eram apenas um pau com cabeça de cavalo...), bolas de passas, tâmaras, livros, roscas, pinturas, bugigangas, animação de rua com grupos ambulantes de gaita de foles e bombos...

Até teatro galego houve, também de forma medieval. Foi giro ver o esforço que faziam para acertar com as palavras portuguesas, sendo que mais giro ainda eram as histórias que contaram, da forma como contaram.

À noite acabou por juntar-se o pessoal que vinha para as discotecas e bares com o que queria ver a tão famosa feira; um espectáculo bonito de se ver....
Foi uma fim-de-semana movimentado para a vila de Caminha que ajudou a mostrar aos visitantes as novas obras, a nova circulação e organização. Julgo que serviu para atrair mais gente. Com efeito, a minha terra está diferente, mas moderna, mais acolhedora.
Já não é bem a minha,
é uma nova Caminha.




"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança,
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades"


Mais pura verdade...


Nem sei que vos diga, estava muito bonita a minha vila!!E eu contente por ela:o)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ai ttas saudadinhas q eu tenho de ti minha manaaa!!!! E da tua santa terrinha... Mas o tempo n pára e mais umas semaninhas et voilá...aí vamos nós...à feira mediaval, à praia, a Venade no carro possuído c ou sem travão ( lembrast?? ;) )...
Bjinho gd e te breve!!!****

João Blümel disse...

Hmm...eu que já não sinto grande ligação a caminha (à vila em si...continuo a gostar imenso de algumas pessoas:) ), fiquei com vontade de ir visitar!
Deve ter sido muito giro! Nunca fizeram nada disso quando vivi aí...lá está..mudam-se os tempos...

Um beijinho grande:)

Zana disse...

pois é meu anjo.. q sdds!!!Aninha, qd vieres isto vai ser a revolução...tnt coisa pa contar..Caminha esteve lindo mesmo... mas a parte mais bonita eu acho que sao os meus olhos q vêm... tem a ver c a ligação q sinto com esta territa...
João, bigada plo coment, ja ha mt n passavas, realmente esteve lindo, eu ate queria por mais fotos sabes?, mas aconteceu de que so pude tirar co tlm, sairam péssimas ja se vê...eu vou pedir as do tiago e dp ponho-t mais ta bem?sempre ves mais um kikinho...
tenho sdds tuas tb..;)...
***