10 julho 2005

Coimbra em dois dias

Esta é uma pequena imagem do jardim Botânico que Coimbra faz o favor de cuidar (entrada grátis, quem estiver por perto...faz favor!!!!).
Lindo na sua totalidade e prestes a aparecer ao público com mais uma zona lindíssima (pelo que se pôde espreitar) que ainda não está preparada, mas que em breve brindarám quem o visita com um estufa fria, um canavial e mais um lindo caminho repleto de calma e de Natureza no seu melhor. Fizeram questão de não organizar as plantas, estará tudo ao natural, com as plaquinhas identificativas só, mas na disposição mais simples... E com aqueles esquilinhos tão fofos que de vez em quando passam cheios de pressa.
Foi aqui que encontramos um rapaz que, amante da natureza e entendedor das plantas, nos ajudou a perceber e explorar melhor o parque. Fiquei com uma sincera pena de não ter sabido mais, de não ter dedicado mais tempo, de não ter perguntado mais, poque a paixão com que relatou sempre tudo era, realmente, fantástica.
Estes parques, segundo soubemos, foram inicialmente feitos para as explorações médicas, e bioquímicas, de modo que têm espécies muito raras no nosso país e oriundas de todo o globo.
E desenganem-se os que pensam que ele era um guia, treinado para desenrolar um discurso favorável em qualquer língua; era um moço que humildemente nos deu água, quando lá fomos, e que nos perguntou se estavamos a gostar do parque e das plantas... Tenho também pena de não poder retribuir, de alguma forma, não sei...
Como este, Coimbra goza de excelentes parques: sejam de citar o da Sereia (que segundo ouvi falar tem má fama, daí haver menos visita e exploração ou cuidado com o local, o que é um pena), a Quinta das Lágrimas (evidentemente), o parque Manuel Braga, também muito bonito (ainda que noutro estilo) e outros que tive muita pena de não conhecer devido ao pouco tempo que dispunhamos, o do Choupal, por exemplo.

Coimbra, na zona que visitamos, era constantemente a subir e a descer, característica muito própria de cidade, aliás, e que nos dá imagens como as que temos ao lado sobre o Mondego.
Esta foi tirada junto ás escadas de Minerva, no paço das Universidades, no início do primeiro dia, quando ainda estavamos fresquinhas e dispostas a preocuparnos com um reportótrio da cidade:), depois, com o tempo, fomos diminuindo este gosto, dado o cansaço e a sede... Sim, porque feitas as contas, a coisa em que mais gastamos foi em água, e não porque fosse cara mas porque bebiamos aos litros:).

3 comentários:

K@ disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
K@ disse...

Mais imagens familiares!... 1º a placa do Torga... agora o rio e o botânico (?)...

Cool!

;-)

PS: Se vieste cá... podias ter dito...!

He he!

Zana disse...

Parolo;).. entao n viste o post ali em baixo.... de visita a coimbra!!!lol.. e tu é q n t identificas nem contas nd... pah.. sexta ás tantas volto ai..;) vamos ver...
Conta..;)***