14 julho 2005

Amanhã.. é um dia que nunca chega!


Lembro-me do dia, em pequena, que me fizeram notar (os meus irmãos mais velhos), que o "amanhã" nunca chega...
Jesus..
O nó que se formou na minha cabeça!É engraçado perceber como a mente vai evoluindo na forma de pensar; Eu naquele dia fiquei revoltada: como é que tanta gente grande, que até costumava ser sensata, de repente dizia em uníssono, que o "amanhã" nunca chega!! É uma cabala!!!
Hoje lembrei-me disto porque essa expressão vai ter um significado bem mais próximo ao que eu imaginei na altura.. amanhã vai ser uma dia bem complicado, um dia pelo qual esperei durante algum tempo, um dia no qual deposito alguma esperança, um dia que nunca mais chega...
Por outro lado recordo também, agora mais descansada, o dia em que a mamã disse que a noite ia cair e que, portanto, eu tinha que voltar para casa rápido!!
"- Mamá, a noite não cai!!!!!" e lá veio mais uma confusão para os meus neurónios, aturdidos pela imagem física de queda do céu! Cruzes, nem quero voltar a imaginar aquele susto!!
Agora mesmo, enquanto escrevo, está, lentamente a anoitecer (note-se que não está a cair!) e daí estou mais tranquila.. até porque sempre quer dizer que já passaram também mais umas dolorosas horas para o "amanhã".
No fundo compreendo esta recordação... só me lembro de ter estado assim antes das competições da natação, das visitas de estudo.. tudo enquanto era muito pequena e situações com as que não sabia relacionar-me bem... pior foi a primeira semana de exames da minha vida, nono ano e naquela altura para além de não dormir, andei mal disposta toda a semana, quase sem comer de tão embrulhado que estava o estômago!
Mas para quê?.. e porquê que não conseguimos nós reagir e controlar esta coisa??

Pronto.. e hoje a ansiedade não me deixa raciocinar em nada mais... lamento.. e partilho...
***

3 comentários:

Zana disse...

realmente...
Mas era o q te dizia.. por que raio n temos nós controlo sobre a ansia?.. sabemos do importante que é viver cada momento da nossa vida mas n deixamos de ficar tristes quando somo mais velhos.. n deixamos de nos lamentar por ser um ano mais experiente.. é sempre a mesma queixa, o mesmo pesar... Um pesar que so n se justifica por termos tido a oportunidade, por apenas termos aproveitado consoante a nossa forma de ver momentanea, nao futurista...
vamos ter sempre pena do tempo ter passado...
Eu pessoalmente tento contradizer isso... vou acreditar sempre que tenho hj condiçoes qu n tinha antes e vou ter amanha uma experiencia que n tenho hj. Ha-de ser essa a principal condição de felicidade...

Anónimo disse...

Nó na cabeça? Não! Nó é a vida inteira, por mais livre, aventureira e futurista que seja. É um nó com muitos fios, com muitas ligações e com muitos ... amanhãs. O passado não interessa; já não é nosso. Importa o que sobrou desse passado, para deixar de ser passado e alicerçar amanhãs. Só vivemos, porque nos movimentamos. E movimentar-se no tempo é ultrapassar o presente fugidio e embalar-me nos sonhos que se concretizam no futuro. Só vivo, porque o amanhã está constantemente a chegar ao meu presente quotidiano.O amanhã e o amanhecer são sempre luminosos e cheios de esperança. São o impulso existencial para a plenitude...

Zana disse...

Complicado compreendeer como concretiza coerentemente esse pensar, é dificil para mim entender e ligar definitivamente tudo o que pretendeu dizer, mas trespassou a força de viver o hoje com a garra com que se sonhou o amanhã que hoje chega e do passado retirar apenas o que de importante teve:o) gostei do comentário e espero por mais:o)obrigada