24 junho 2005

Noite De S. João


Bem sei que isto hoje já n é a noite de S. João e nem mesmo estamos aqui no Minho numa região onde isso seja festejado como o é no Porto, mas a questão é que há uns anos para cá, instituiu-se aqui em casa que, por esta altura haviamos de nos juntar todos (os que dá para juntar) e, regra geral temos obrigatoriedade de fazer um verso da época cada um...
Uns saem melhor, outros pior.. Há que contar que não se pode pedir muito numa noite em que a familia se reune e andamos todos a brindar ao Santo:), a rir e a contar as novidades do entretempo que nos separou!
Este ano, para não variar, só deu para nos juntar hoje e foi então há pouco que fizemos as humildes quadrazitas.
Ora bem, eu adoro estas coisas, e, como também me diverte este riual decidi aqui contar os poemas que nos sairam entre sardinhas e entrecosto grelhado no quintal:):

" Depois da Sardinhada que fiz,
Nesta noite do balão,
Diz-me lá ó S. João
Se não estavas Feliz?!!"

" S. João em Gondarém,
Nem há Festa nem há nada,
Vou a Lanhelas porém,
Roubas as moças das janelas"

" Á mesa com meus cunhados
Na noite de S. João
Que bem que eu me senti
Com o crioulo na mão!"

"S. João Primo de Cristo
Aqui estamos reunidos
Fazei-nos todos Felizes
E sempre assim unidos"

"S. João para ir ás moças
Fez uma fonte de prata
As moças ja não o querem
S. João tolo se mata"
( esta não é, porem uma quadra origenal, mas uma quandra popular portuguesa)

"S. João com mangericos
Junta familias e amigos
para dar as sardinhinhas
E cantar as cantigas!"

"ó meu amor vinho verde
Que em água não sei beber;
Água tem sanguessugas
Tenho medo de morrer"

"Na noite de S. João
Há sempre confusão
Com a sardinha assada
E com a carne entremeada!"

" Amigo e mano Jaiminho
Com esta lhe vou cantar
Bebi com o alvarinho
E agora vou jantar!"

"Hoje diz de S. João
Dia de paz e alegria
Estou na casa do Manel
Sentado a comer sardinha!"


Note-se que nem todos foram passados porque depois de recitados alguns ficaram pelo caminho..;)
Espero que se divirtam com eles tal como nós:)

1 comentário:

Zana disse...

lol...Nós tb n é assimde comemorações ...mas ha uns anos pra ca tem dado pa juntar uns quantos e fazemos a festa...c omo se viu n é nd d mt artistico mas é divertido!!:)