25 junho 2005

Hoje o dia foi virado para as biologias e achei graça que, mesmo sendo a segunda vez que ando atrás destas materias, só hoje me dei conta de que naquele poço de novidades em que se torna, constantemente, este livro de biologia escolar, há mais uma facto que ignorava (ou que passou directamente para a minha memória corporal ou subconsciente) !!! Facto este que passo a citar por ser a o que é... uma coisa sem interesse nenhum:

"Nos Ruminantes ( Bois, bufalos, Bisontes, Antilopes, cabras, ovelhas e girafas) o estomago é enorme, apresentando-se constituido por quatro compartimentos: a pança ou Rúmen, barrete ou retículo,Folhoso ou omaso e coelheira ou abomaso"
Eis o que me divertiu a tarde toda.. ou não: tentar compreender que pretendem estes senhores que eu decore para, em exame, não falhar. Uma vez que se tornará muito importante, como alguém dizia, assaz importante, que eu saiba esta "coisa" (para não partir para outros termos) quando um dia for obstétra...

Estou mesmo a imaginaro dia do meu primeiro parto, em que tanto a mãe está nervosa como eu , pois evidentemente estarei á beira de uma colapso ao pensar, de repente, que já não me lembro deste conhecimentos especialmente importantes para o momento:o estomago TRETA- cavitário, dos ruminates...

Eles continuam a dizer que isto é cultura geral, essencial para o nosso desenvolvimento e eu, até quinta-feira, ESTA quinta-feira, vou acreditar piamente neste argumento!

E pronto... quem sentir coisas destas, quem estiver solidário, quem sentir na pele, ou quem não tiver nenuma destas coisas, que me comente isto.. ao menos para eu me ir habituando a que isto é mesmo necessário saber...Dai eu ter gentilmente partilhado...
***

2 comentários:

Zana disse...

meu deus, e como estes, tantos exemplos de coisas estúpidas... é que temos mesmo de saber o nome de cada uma dascavidades...Isto é de quem n tem absolutamente mais nd q fazer!!! e eu ate tinha.. se me deixassem ja estava ed férias a decorar quais os lugares mais bonitos de portugal, quais as suas historias...mas n, tretas pa por o exame bonitinho...;)... enfim..Nser a unica no mundo a pensar nisto ja n m deixa tao vazia.. bigada pelo consolo;)

Anónimo disse...

Bem... vamos lá comentar isto...
Pensa assim, tu precisas de saber tudo o que há para se saber sobre o excelentissimo estomago dos ruminantes visto que com a crise que atravessamos e com avanços na engenharia genética dentro em breve vamos estar todos a comer forragem... claro está se sobrar alguma dos nossos ja muito conhecidos incendios...
ce la vie
Jinhos*** Petit Rose