23 junho 2005

Canguru

Tenho por gosto especial, um livro da AMI, Histórias para não adormecer.
Gosto e cada vez q leio uma historiazita, da-me vontade de partilha-la porque trata de um entrega muito grande, onde a falta de condições e a desgrgaça que por la passa, não vencem( ou ás vezes sim) a força de vontade e a intensão de ajudar; Assim q hj decidi partilhar uma dessas históriazinhas:), este, por sinal, feliz e engraçada:

" Em África não existem unidades de cuidados intensivos por todo o lado, como na Europa. A maioria das vezes Nem sequer uma incubadora existe. Está, então, bastante divulgado o método "Canguru" para as crianças prematuras ou de baixo peso (menos de 2000g).

O método é simples e consiste no transporte permanente da criança sobre o abdónem da mãe até q atinja os dois kg de peso. Pele com Pele sendo a criança segura com um pano que amarra nas costas. Deste modo, a crança recebe o calor de que tanto necessita, o carinho materno constante e pode mamar sempre q tenha vontade.

Um dia, tentava eu explicar a uma jovem mãe que a crinaça era prematura, o que quer dizer q ue tinha nascido antes do tempo, cedo de mais, e que , portanto, não tinha resistencia suficiente para sobreviver se permanecesse vestida e deitada num berço . Era necessário o contacto e calor directo e que por isso teriamos que a colocar na barriga da mãe.

Parei a explicação apreensiva perante os olhos de pânico da jovem mãe e só quando lhe vi lágrimas nos olhos percebi o que se passava : Ela entendera que eu lhe dizia que iriamos recolocar o bebé dentro do útero por mais dois meses e que teria então de sofrer novo parto . É claro que esclareci a situação e 5 minutos depois riamos as duas a bom rir no meio da enfermaria."

Ingo Butt e Maria Glória Butt
Cabo Verde
In Histórias Para não adormecer

5 comentários:

Crew Koos disse...

Hello ... is it me you re looking for ?

Zana disse...

welll that is a question I really don´t know...;)... who knows who I´m looking for? neither me...
And u, do u know who is it?;O)

Zana disse...

Estas tocam-me particularmente por serem veridicas e por serem também aquilo que quero fazer quando acabar o curso.. antes da especialidade:)
Mia Couto ainda não li nada acho, mas obrigada pela dica.. A ver se esta semana passa depressa para poder ler horas a fio... como tenho sdds!

João Blümel disse...

Tão bonito!Quero mais:)!

Zana disse...

HOHO.. o post mais comentado de sempre.. lol..isto dos exames n nos deixa escolha nenhuma.. mas ta bem.. ja tenho em vista por mais uma.. mt fofinha deste tipo...
na 5a jaca ta***
cuida-t