29 junho 2005

Mundo-Cartão!

Recebi hoje uma carta, e até estava contente por saber que alguém se tinha lembrado de mim, até que dei por mim a ler o papelzinho da Bertrand a dizer que me enviava, finalmente, o cartão definitivo da loja. Só depois, reflectindo, pensei que este já era o segundo cartão que recebia esta semana!!!
Em pensamentos mais profundos,e depois de ir TENTAR adicionar este cartão á minha carteira em vão, pois já lá não cabia, me dei conta que isto agora é pontos e cartões para tudo!
Vamos ao supermercado (QualQuer que ele seja), e temos que levar o cartao de acumulação de pontos e efectuação de descontos; vamos á livraria e também dá jeito; por outro lado,se vamos levar o carro e temos que, eventualmente, meter gasóleo, convém levar o da galp, leve-se também o cartão da loja dos pechibeques (juro que é verdade, tenho um!), o cartão jovem, o cartão de estudante, e isto sem ter em conta que já havia uns cartões na carteira ( nomeadamente alguns que não acumulam pontos nem dão descontos, bem tudo pelo contrário) tipo o cartão do utente, cartão de carta de conduzir, cartão da conta bancária, cartão de dador de sangue(este dá descontos;)), mais o cartão de cliente Nokia, e o cartão da adse, mais o cartão da direcção geral de impostos, cartão Europeu de seguro de doença....E para quem tem uma mente esperta e não quer levar multa, o BI.. que também é cartão!!
Deus me livre!!!
Estamos a passar pela época dos cartões... Isto era digno de crónica "á la K@"... porque, que já farta já!!
E veja-se em que pensamentos profundos e importantes me meto eu em vésperas de exame!!!!
Enfim... Este foi o meu passeio de hoje.. o mundo dos cartões!!

26 junho 2005


Eis a mais recente criatura que habita e rabunha as minhas coisas.... venha mais um;)
Fotografia tirada esta manhã!!
pró que lhe dá!...Posted by Hello

8º Prémio Nacional de Poesia Guerra Junqueiro

Ora bem, ontem á conversa apercebi-me que este concurso, embora eu pense que os panfletos andam nas bibliotecas de todo o país, está muito pouco publicitado.Assim que eu achei importante fazer uma postagem sobre o assunto a fim de divulgar mais a coisa, uma vez que sei, ou espero, que passam pelo meu blog pessoas ligadas à poesia:). Mais vos adianto que não há um site para ir ver as notas do regulamento assim que vos vou aqui só deixar algumas dicas para o pessoal se animar e concorrer.. afinal não é todos os dias que nos habilitamos a ganhas 2500€ de prémio não é?(esta era a primeira dica;)).

Não se preocupem com o tempo para se meterem no assunto, uma vez que todos estão habilitados desde que mandem as vossas 30 composições até dia 25 de Novembro, e, claro está, têm que ser todos trabalhos absolutamente inéditos!!

No entanto devo confessar que estou a publicitar o assunto porque aparece aqui um apartado que diz, literalmente,(embora por minhas palavras;)) que se os trabalhos apresentados não justificarem a entrega do prémio, fica tudo em águas de bacalhau e ninguém ganha!!Por isso, para não corrermos tais riscos, eu ja estou a avisar que mais vale que o prémio seja renhido do que fique no bolso de políticos da camara de Freixo de Espada á Cinta ( e não é uma expressão, é mesmo esta câmara que está a publicitar o prémio literario que vos falo). E não tenho nada contra os senhores, mas a mim deixa-me arrepiada pensar em juntar na mesma frase esses dois nomes comuns "dinheiro" e "políticos".

E pronto, para mais informações têm várias hipóteses: ou tentar encontrar o panfleto nas vossas bibliotecas mais próximas ou então deixar comentários neste post com as perguntas que quserem ver esclerecidas eu, se constar do panfleto que tenho, digo que for preciso dizer. Está bem?

Até o deixo aqui junto ao pc para não haver demoras.. Mas procurem informar-se mesmo porque neste post não está nem metade das regras para concorrer...

25 junho 2005

Hoje o dia foi virado para as biologias e achei graça que, mesmo sendo a segunda vez que ando atrás destas materias, só hoje me dei conta de que naquele poço de novidades em que se torna, constantemente, este livro de biologia escolar, há mais uma facto que ignorava (ou que passou directamente para a minha memória corporal ou subconsciente) !!! Facto este que passo a citar por ser a o que é... uma coisa sem interesse nenhum:

"Nos Ruminantes ( Bois, bufalos, Bisontes, Antilopes, cabras, ovelhas e girafas) o estomago é enorme, apresentando-se constituido por quatro compartimentos: a pança ou Rúmen, barrete ou retículo,Folhoso ou omaso e coelheira ou abomaso"
Eis o que me divertiu a tarde toda.. ou não: tentar compreender que pretendem estes senhores que eu decore para, em exame, não falhar. Uma vez que se tornará muito importante, como alguém dizia, assaz importante, que eu saiba esta "coisa" (para não partir para outros termos) quando um dia for obstétra...

Estou mesmo a imaginaro dia do meu primeiro parto, em que tanto a mãe está nervosa como eu , pois evidentemente estarei á beira de uma colapso ao pensar, de repente, que já não me lembro deste conhecimentos especialmente importantes para o momento:o estomago TRETA- cavitário, dos ruminates...

Eles continuam a dizer que isto é cultura geral, essencial para o nosso desenvolvimento e eu, até quinta-feira, ESTA quinta-feira, vou acreditar piamente neste argumento!

E pronto... quem sentir coisas destas, quem estiver solidário, quem sentir na pele, ou quem não tiver nenuma destas coisas, que me comente isto.. ao menos para eu me ir habituando a que isto é mesmo necessário saber...Dai eu ter gentilmente partilhado...
***

24 junho 2005

Noite De S. João


Bem sei que isto hoje já n é a noite de S. João e nem mesmo estamos aqui no Minho numa região onde isso seja festejado como o é no Porto, mas a questão é que há uns anos para cá, instituiu-se aqui em casa que, por esta altura haviamos de nos juntar todos (os que dá para juntar) e, regra geral temos obrigatoriedade de fazer um verso da época cada um...
Uns saem melhor, outros pior.. Há que contar que não se pode pedir muito numa noite em que a familia se reune e andamos todos a brindar ao Santo:), a rir e a contar as novidades do entretempo que nos separou!
Este ano, para não variar, só deu para nos juntar hoje e foi então há pouco que fizemos as humildes quadrazitas.
Ora bem, eu adoro estas coisas, e, como também me diverte este riual decidi aqui contar os poemas que nos sairam entre sardinhas e entrecosto grelhado no quintal:):

" Depois da Sardinhada que fiz,
Nesta noite do balão,
Diz-me lá ó S. João
Se não estavas Feliz?!!"

" S. João em Gondarém,
Nem há Festa nem há nada,
Vou a Lanhelas porém,
Roubas as moças das janelas"

" Á mesa com meus cunhados
Na noite de S. João
Que bem que eu me senti
Com o crioulo na mão!"

"S. João Primo de Cristo
Aqui estamos reunidos
Fazei-nos todos Felizes
E sempre assim unidos"

"S. João para ir ás moças
Fez uma fonte de prata
As moças ja não o querem
S. João tolo se mata"
( esta não é, porem uma quadra origenal, mas uma quandra popular portuguesa)

"S. João com mangericos
Junta familias e amigos
para dar as sardinhinhas
E cantar as cantigas!"

"ó meu amor vinho verde
Que em água não sei beber;
Água tem sanguessugas
Tenho medo de morrer"

"Na noite de S. João
Há sempre confusão
Com a sardinha assada
E com a carne entremeada!"

" Amigo e mano Jaiminho
Com esta lhe vou cantar
Bebi com o alvarinho
E agora vou jantar!"

"Hoje diz de S. João
Dia de paz e alegria
Estou na casa do Manel
Sentado a comer sardinha!"


Note-se que nem todos foram passados porque depois de recitados alguns ficaram pelo caminho..;)
Espero que se divirtam com eles tal como nós:)

23 junho 2005

Canguru

Tenho por gosto especial, um livro da AMI, Histórias para não adormecer.
Gosto e cada vez q leio uma historiazita, da-me vontade de partilha-la porque trata de um entrega muito grande, onde a falta de condições e a desgrgaça que por la passa, não vencem( ou ás vezes sim) a força de vontade e a intensão de ajudar; Assim q hj decidi partilhar uma dessas históriazinhas:), este, por sinal, feliz e engraçada:

" Em África não existem unidades de cuidados intensivos por todo o lado, como na Europa. A maioria das vezes Nem sequer uma incubadora existe. Está, então, bastante divulgado o método "Canguru" para as crianças prematuras ou de baixo peso (menos de 2000g).

O método é simples e consiste no transporte permanente da criança sobre o abdónem da mãe até q atinja os dois kg de peso. Pele com Pele sendo a criança segura com um pano que amarra nas costas. Deste modo, a crança recebe o calor de que tanto necessita, o carinho materno constante e pode mamar sempre q tenha vontade.

Um dia, tentava eu explicar a uma jovem mãe que a crinaça era prematura, o que quer dizer q ue tinha nascido antes do tempo, cedo de mais, e que , portanto, não tinha resistencia suficiente para sobreviver se permanecesse vestida e deitada num berço . Era necessário o contacto e calor directo e que por isso teriamos que a colocar na barriga da mãe.

Parei a explicação apreensiva perante os olhos de pânico da jovem mãe e só quando lhe vi lágrimas nos olhos percebi o que se passava : Ela entendera que eu lhe dizia que iriamos recolocar o bebé dentro do útero por mais dois meses e que teria então de sofrer novo parto . É claro que esclareci a situação e 5 minutos depois riamos as duas a bom rir no meio da enfermaria."

Ingo Butt e Maria Glória Butt
Cabo Verde
In Histórias Para não adormecer

Picasso Posted by Hello

Picasso

Sou,
Agora,
De repente,
Uma obra,
Um picasso!

Olha as mãos:
Exageradas,
Curvadas,
Enormes,
Cubicas!

Mexo-me e tudo cresce,
Se confunde.
E tudo tem razão!
Todos temos sempre parte
Na mesma confusão!
Uns nos outros...
E as mãos,
Misturadas
Fazem um só coração!

Tudo é traços!
Cortes e rectas!
Expressões, mortes,
Tristezas!

Eis a cor,
Tudo muda!

Vive, Revive...
Olha como todas elas
Transformadas
Dão ar de
alegres, coloridas...

Respira agora ess toque
de azul!
É movimento e saudade
dessa crua realidade!

Mas sonha!!
Sonha e pinta,
Como só tu sabes fazer...
Cria esses mundos
Recria o teu prazer

Há sitios bonitos...
Fotografa-los torna-os menos do que são mas sempre é um consolo te-los sempre á mão para lembrar:)
Santiago de Compostela, Campus Norte.Espanha:) Recordações muito boas:)
Posted by Hello
Esta é uma das mais bonitas fotografias que já vi, de um dos meus amigos que tem uma bela queda para a fotografia:).É simples e confusa ao mesmo tempo.

Para mim, especialmente, ela representa o rio que passa diante da que será sempre a minha aldeia, a minha terra, independente de se ainda vivo lá ou não; Essa será outra história.
E é esta a paisagem que quero ver em mim um dia, um passeio em que me encontre tão ao meu gosto como ela...

E a propósito... Lembrou-me do poema de Alberto Caeiro:

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que passa pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
As memórias das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entre no mar em Portugal.
Toda a agente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso, porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o mundo.
Para além do Tejo há a America
E a fortuna daqueles que a encontram.

Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.


E assim dou inicio ao nosso passeio... Haverá, melhor forma de o fazer?
Estão todos convidados...

o Rio que passa diante da minha casa Posted by Hello