30 agosto 2005

S. João D`arga rodeado de cinzas...

Qualquer um dos que aqui me lêem sabem, de alguma estranha forma muito próxima, o desastre que este ano se viveu no país, relativamente aos fogos, verdade? Pois...

Tendo me comprometido, desde o início deste blog, a tentar pôr as coisas de tal forma a que nunca ninguém se entristecesse ao ler algo que eu por minha mão cá pusesse;Não posso agora cumpri-lo mais... a verdade é que, estando eu também num dia menos bom, não me consigo alienar do que vi....
Note-se que, gostando eu tanto de fotografia, não fui deveras capaz de tirar uma única fotografia áquela desgraça... Mas passo a explicar:

Todos os anos, em S. João D`arga há uma festita, uma romaria, uma tolaria.Ai se juntam num adro repleto de história e beleza, as bandas da zona, assim como outros que ali se venham a juntar... E NÃO SÃO NADA POUCOS!!! Mas continuando...
Para quem não conhece aquilo é apenas uma capelita com dois palcos de Banda e uma imensa fila de "casitas" de pedra (aqui exponho a minha ignorância porque não sei se aquilo toma alguma nome específico... Para mim apresentam-se como as descrevo) toda à roda da capela desenhando o tal do Adro de que falava...Tudo em pedra, a respirar tempos idos....
Como se não bastasse a beleza da pequena aldeola de pedra, à volta encontramos toda uma imensa paisagem repleta de verde, árvores que nunca mais acabam e que recobrem todo aquele pedaço de céu na terra...Trata-se de um pequeno "vale" numa serra muito bonita e portanto, subindo-se só um senisguinho estamos já perante quilómetros de montes (ex-)verdejantes, de uma paz que só sente quem lá vai olhar...
Depois veio 2005, onde o fogo engoliu a força das raízes que la estavam...



Está tudo negro... o adro, incrívelmente safou-se porque os bombeiros tiveram, com certeza o cuidado de proteger aquela pequena região e só um dos lados é que está mesmo desfeito sendo que tudo à voltinha se mantem com verdes ramos...
De resto... quem quer subir e olhar o que descrevia antes....pode desitir...
Eu passeei duas horas naquela estrada a olhar a extensão do que vos falo... não tenho metros na minha cabeça para vos dizer quanto foi, nem muito menos experiência para explicar mais ou menos o que queimou... sei dizer que do ponto mais alto não se viam naquela serra mais que duas filitas trémulas de árvores meio chamuscadas! Tudo o resto tresandava á nossa maldade...

Não houve mais que aquele silêncio do não mexer de folhas, do não cantar de pássaros, do não bulir coisa nenhuma...
Restou o cheiro a carvão que faz lembrar o quanto a vida é complicada por ser tão vulnerável; trás à memória, não a paz, mas os problemas que cada um de nós acarreta,e eu, nao fugindo à regra, passei duas horas a passear sem me sentir aliviada do que carregava comigo de triste...Pelo contrário... Fiz-me estranhamente lembrar de tudo...
As duas horas foram sempre na esperança de que naquela pequena curva que ai vem vou ver o outro lado e ele vai estar mais verde...Mas não...
Aquelas pedras mostravam o frias que são, sendo que se mantinham naquela vergonhosa estabilidade sem vida... o que havia modificado eram apenas as vizinhas.. o chão e a cor que as pintava...Mais nada...
Passeei sózinha...Literalmente!
A certa altura ainda vi mais o cúmulo de um par de máquinas a trabalhar ali para escavar alguma coisa de "útil" daquilo tudo. O bater daquele metal ja não ressoava a atentado porque já ali não há vida!!
Continuei enquanto houve estrada para subir... Como antes disse, sempre na estúpida esperança...
Entre as nove e as onze manhã solarenga não se via vivo verde!
Não cheguei sequer a parar um pouco para apreciar, como costumava fazer... Para quê ver aquele negrume espalhado como se de um espirro tudo estivesse negro...

E pronto... o meu negro dia também já começou hoje tendo de deixar ir aquela família de que tanto gostamos, aquela menina que tanto me apoia:) Obrigada Ana:o) Por teres estado, por seres quem és, por acompanhar sempre e ajudar mais ainda...
Obrigada a todos os daí de casa:) todos sabem o quanto mais gostamos de vocês a cada dia que passa! Foi mesmo um grande prazer ter-vos aqui; Não consegui expressa-lo no momento por ser ainda a chorona de sempre... Mas digo-o aqui com as minhas palavritas complicadas de quem quer codificar o que somente se sente com o coração...
Já tenho mas é saudades, o ano que vem quero já saber da semana em que vêm!! Mas entretanto muita carta vai rolar nesse correio português não é??
Cuidem-se muito, tudo o que não podemos nós daqui!!

***

6 comentários:

K@ disse...

Zana: Não tenho chance de ler o teu texto agora... mas hei-de ler.

Quanto ao teu comment...


É isto...

http://www.gastronomias.com/enchidos/morcela_de_arroz.htm

Lamentavelmente... é isto.

Beijo.

Anónimo disse...

" O Mar falou-me da sua grandeza, dos impérios que o fomentam, das cidades que o habitam, das forças q o agitam...eu falei-lhe de Vocês e o mar sentiu-se pequeno"...é mm isto mh mana...;) Dp de ler o teu texto ocorreu-me este q, n sendo meu,transmite tao bem a dimensão de q falamos... Sabes que já é raro encontrar almas como as vossas, Amigos no verdadeiro sentido e com a força q essa simples palavra carrega, vcs são um desses exemplos e nós uns privilegiados :)) E é por tudo isto q não nos cansamos de exclamar um OBRIGADO POR TUDO. E agr, directamente para ti,mh mana, obrigado por estares lá naqueles momentos em q mesmo não falando me percebias, me ouvias, me sussurravas, me dizias o q eu tanto precisava de ouvir ou apenas estavas...pq muitas vezes o silêncio diz muito mais q uma animada conversa...OBRIGADO (por isso e td o resto)!!!!
Qt ao resto minha mana, àquilo q nós cá sabemos, n tinha mm q ser...mas anda por aí, ou por lá, ele o dirá... ele quem??? AAHHHH!!! Isso nós as duas cá sabemos né mh linda?? Um beijo daqueles do fundo deste, já saudoso, coração...
Ana****

Anónimo disse...

:S A veces me es complicado entender tu idioma, pero aquí estoy, creo que fuiste a un pequeño pueblo, que hubo un incendio =(, y que conociste gente linda =).
Como va mi portugués ?
En fin, vine a dejarte un abrazo.

Zana disse...

pues que te va de maravilla mi querida Emilce, amiga de los blogues;)...
La verdad és que los incendios, fueron demasidos este año en portugal, a lo mejor lo viste tu misma en los telediarios españoles..
Por aqui, donde vivo yo, no hubo excepciones... el sitio que conocia yo, verdejante... se fué por unos años... me queda el silencio del nada quemado.. de las piedras quietas como siempre...una trajedia realmente grande que nos afecta no solo economida e politicamente como aun en la parte psicologica al vernos deparados con todo este desastre..:(((...
Por outra parte.. (la ultima) realemte conoci a gente linda!! esta que me escribió antes y toda su familia... gente muy linda que estubo unos dias (muy cortitos) en mi casa y que ademas de la distancia nunca nos dejam solos... Siempre felices por su presencia, en todos los momentos!
A ti, Muchas gracias por no desistir deste que es mi humilde blog y de mi linda lengua:)...********
Zana

Zana disse...

Aninha meu anjo...
depois de td sinto-me bem agr... o de sempre: qd somos sinceros td fica muito mais fácil, além do duro que é tomar essa atitude:) mas agr to em fase de enfrentar o que ai me vem: Barcelona!!! Estou contente por imaginar o meu futuro! tanto por descobrir e tanto por conhecer... digamos ate tantas pessoas por ver..Vou recomeçar comigo ora vex, e parto sempre do meu ponto fundamental, voces: os amigos.Estarão sempre cá a torcer por mim, e eu la a torcer por vos...!
" Drão...
O amor da gente é como um Drão...
Uma semente de ilusão
Tem que morrer pra germinar
Plantar nalgum lugar,
ressucitar do chão!!"...
***
Zana

Anónimo disse...

=) Vengo a dejarte un abrazo, y yo también te considero ya mi amiga de blog. Y ni qué decir de la tristeza de ver morir la naturaleza, por eso hay que trabajar mucho para restaurarla.