10 agosto 2005

Nunca chegaremos a entender...

De repente chega-me uma amiga à beira e diz:
- " Rosana, dia 8 de Agosto, se fazes o favor, vens comigo num passeio da minha catequese, com os meus putos, para me ajudar a controla-los ok?".
Olha eu, uma mocinha que dificilmente tem paciência para aturar o primo, ia agora com 60 putos, de idades compreendidas entre os quatro e os quinze anos, ao Zoo da Maia!!!!LOL... Claro que aceitei sem pensar muito no assunto, é sempre bom melhorar naquilo que se julga pouco desenvolvido em nós para, precisamente, controlar a ENÉRCIA que secretamente nutrimos por esse tal afazer. Ora, eu e as crianças sempre nos demos bem ( a questão é que não variamos demasiado;o)) mas estar eu e 60 crianças na responsabilidade é(como dizer logo de manhã assim com os neurónios meio aturdidos?)

ATERRADORRRRRRR!!!



Mas, como digo, nunca tive medo de trabalho e nada seria do outro mundo!
Toca a andar!

Os dias iam passando de encontro lá ao tal dia e, essa minha amiga disse-me entretanto que seriam, a meu cargo, SETE crianças de entre os 7 a 8 anos, mas que os grupos seriam apenas formalidades uma vez que todos estávamos a cargo de todos; nenhum, de maneira alguma, poderia lá ficar nem cena do género...Iamos ás sete e meia e vinhamos ás nove da noite!!(mais de doze horas!!Ou seja, o padrão não melhorava a cada vez que a miuda me falava do passeio, mas siga...
Lá chegou o tal diita:
Levantar às sete da matina, tomar o pequeno-almoço com o ricoré e bolachinhas, e sair já por volta das sete e meia para a camionete....


Primeiro pensamento lógico do dia (até esse momento os pensamentos eram pouco lógicos ou desprovidos de interesse):

"TANTO PUTO JUNTOOOOO!!!!!!!!!!!!!!"


A minha amiga, via-os chegar aos quilos e nem ponta de susto; aquela criatura ( a Li) parece que estava sempre à espera que chegasse mais alguém e eu sempre a pensar de onde seria que eles estavam a sair; porquê que não tinham tido um contra-tempo ou um sono mais pesado para ,pelo menos, dar aso à esperança de ter seis em vez de sete... sei lá...

Mimava-me a ideia de que não seria a única com miudos para cuidar mas era complicado entender que fosse a única com aquela faixa etária!
Pahhh, basicamente, qualquer coisa, me fazia lembrar o facto de que eu não tinha experiência com miudos, nem nunca tinha pensado em tantos, todos juntos....Como seria se eu agora falhasse à Li?
Só me acalmava pensar que esta minha amiga, exactamente no ano anterior, tinha levado as mesmas criaturas a um outro passeio tendo todos eles A SEU cargo, ou seja,os tutores que ela tinha arranjado tinham falhado na altura e nem assim ela desistiu, tendo, no fim do dia, entregue aos respectivos pais ou encarregados os meninos em boas condições:o).Portanto a ideia era mesmo, ela aguentou com 60 eu aguento com sete...

Demos início à viagem, fui apresentada lá aos pequenitos e maiorzitos,













pusemos as t-shirts que a organizadora-mor tinha engenhosamente mandado fazer (deu imenso jeito para identificar os Pinchantes nos mais diversos lugares), os mais pequenos ainda tiveram direito a uma flôr colorida com o seu nome e um número de telefone em caso do temível caso de perda (idéia luminosa da comandante Li porque nós não sabiamos o nome deles (nunca os tinhamos visto)) e lá fomos nós....


Aquele meu medo dissipou-se no primeiro instante. A situação de viagem tinha, para aquela gente de palmo e meio, sido o suficiente para gostarem de mim, de forma que só naquele meio tempo entre sair da carrinha e esperar que o senhor condutor nos viesse abrir a mala para tirarmos as lancheiras, eu já tinha meninos agarrados a mim, a contar-me coisas e a engendrar outras.

A questão do nome não foi fácil, alguns ouviam Rosana e assustavam-se, de forma que recorri a Zana e outros achavam Zana esquesito de mais e chamavam Rosana... Enfim, todos com uma vontade imensa de conhecer ( e qualquer adulto perguntaria já qual a vantagem de conhecer alguém assim só porque temos que passar um dia juntos).
Inventei de os por a fazer "Hop Hop" para marcherem direitinhos ao passar na passadeira e a coisa pegou em massa, já não eram só os meus que tinham gostado da idéia mas antes toda a população mais pequena; aproveitanto a adesão escolhi esse nome para os juntar nos momentos mais críticos.
Fiz com eles o trato de que andariam mais ou menos por volta dos grupo grande e assim sendo podiam andar à vontade; era indispensável no entanto que me viessem fazer um "hop" de vez em quando para eu saber como estavam!

Incrivelmente resultou, todos e cada um fizeram questão de me vir fazer a continência de quando em vez, e até faziam questão de convidar para ver os bichos mais esquisitos ("Piton Real") ou os mais conhecidos ("Nemo!!!!!"). Mesmo os grandes foram cuidadosos em respeitar as regras básicas e ajudaram no entretenimento colectivo sem problemas; aceitaram os três estranhos que se tinham metido ao barulho naquele dia, sem qualquer entrave.


Das inocências ouvimos as coisas mais caricatas ( do género de uma menina de seis aninhos nos vir avisar atónita que as Zebras estavam "-AO ESTOURO!!!! Uma subiu para cima da outra e está-lhe a dar ponta-pés!!!!";"- SABES? EU GRITO MUITO PORQUE A MINHA AVÓ É PEIXEIRA!!!"-Note-se que desta a miuda era mesmo um altifalante em forma humana sendo que demonstrava um enorme prazer no efeito.).

Passamos depois para Guimarães, o berço da nação;fomos inevitávelmente ao castelo







mais à penha e conte-se que mesmo lá, entre as explicações da guia, tapeçaria, etc, os meninos se comportaram melhor do que muita gente grande e posso dar-me ao luxo de ser LITERAL nessas palavras...
Na Penha todos passaram pela capela que lá está e TODOS se sentaram dois minutos (como mínimo) para rezar uma Ave-Maria ao menos, sem reclamações, sem birras, sem complicações, sem nada rigorosamente (o barulhinho de fundo faz parte deles, não é?).


Bom...
Na conclusão de tudo isto tenho a agradecer á Li, por me ter posto nisto e aos meus "Hops" como ficamos conhecidos os 10 que acabamos por ser no fim do dia, porque realmente passei a ter um conceito diferente da cena; Cheguei a várias conclusões de entre as quais destaco a de que deviamos ser mais crianças nos momentos importantes, entregarmos tudo, confiar e não ver o que não compreendemos (ou por outra arranjar uma boa e sensata explicação para tudo o que não está concebido na nossa cabeça). Dos adultos apenas teriamos que aproveitar a força de enfrentar as coisas, a responsabilidade e o hombridade, quando existentes.
Aceitar a diferença tal e qual como se fosse uma igualdade ou perguntar muito e indiscriminadamente para perceber,se realmente não entendemos sendo que não nos devessemos contrangir de responder.
Deviamos ser mais inocentes....TODOS!
Mesmo que nunca cheguemos a perceber como o fazem...

Pronto... E eis o passeio que me fez tanto bem ao espírito:o)


6 comentários:

Anónimo disse...

Minha Pequeninha ,

bem ...
como posso eu arranjar argumentos para comentar tudo o que aí puseste ....lol...
Adorei saber que gostate muito desta experiencia e espero que assim compreendas de onde vem todo este amor , admiraçao e conchego que nutro por estas crianças !!!!
espero que mesmo longe possa continuar ( de qq forma !!! ) com esta boa terapia mental e que para o ano consigamos desnvolver outra actividade destas , e nessa altura ja sabes que o teu lugar t´+a marcado !!!!
Tenho a certeza que ficaste no coraçao de toda esta minha gente e que nao faltarao os dias em que me perguntaram por ti ...lol...

Vá sabes assim que tens à face da terra , mas propiamente em Friestas , mais cerca de 60 novos amigos ....lol...

bjs , meu anjo e mais uma vez obrigado por ter de boa vontade participada nestas aventuras que me deixam cheia de vidan !!!!

****LI****

Zana disse...

Li....
é verdade.. sabes o que é escrever td isto e n conseguir explicar td o que senti la?..sabes!
foi mt bom conhece-los a tds e sem duvida ficaria content por saber q s lembram:)...
Obrigada pla vaga garantida, a ver se da proxima estou mais treinada:)
*********

Anónimo disse...

Meu anjo....

Tinha mm q deixar um testemunho dessa inesquecível data...
Mais uma vez retrataste como só tu sabes aquele dia q amanheceu chuvoso, com 60 (aliás 120!!!!) olhinhos ainda remelosos mas sorridentes,centrados em nós e todos a caminho do Zoo... Parabéns, não o faria melhor ;)) Qualquer semelhança com a realidade,NÃO é pura ficção...lol

O cansaço físico ficou completamente de lado e a alegria de ver todos aqueles rostos, mesmo dp de um dia daqueles, ja a caminho de casa,alguns rendidos no seu soninho d anjos outros a contar as ultimas aventuras( do bosque...lol) ou a comer as ultimas guloseimas, nos davam a garantia de termos cumprido a nossa missão, de ter sido um dia bem passado, tanto para os terroristas ( a começar no Carlinhos e a acabar no mm Carlinhos, pq os outros...;))q anjinhos!!) como para nós...Lili, corrige-me se estiver errada...:)
O q retirámos (falo sp no plural pq decerto concordarás cmg) d toda esta inesperada (pelo - p mim) experiência superou qq dor de costas plo plo colinho da Babi ou da Catarina...;), qq caminhada precipitada p cima e p baixo e sp à volta do mm,... e de ttas outras recordações!

Resumindo e baralhando... afinal d contas tou a ver a minha querida Zana daqui a uns aninhos, não só a ajudar a trazer os pequeninos ao mundo como também a ensinar-lhes logo dd pequeninos um " hop hop" como ela mostrou tão bem saber... afinal...o teu primo q se cuide, pq a priminha a partir d agora, basta gritar um " hop hop" e aí está ele...se não...................lol

Bem...ficou o testemunho...!!!

Beijo gd p ti e, mais uma vez, um OBRIGADO por tudo...

tu sabes a que me refiro... ja estou a imaginar um "ganha juízo" neste momento...!!!!!...Mas sabes q vcs, aí por casa e tu, merecem tudo isto e mt + ....

Ana****

Zana disse...

ó minha linda.. ja ha sdds por aqui..:).. mas enfim, bem sei que ai tb deve estar a ser fixe..
Mt obrigada plo testemunho, afinal tb tu la estavas com os teus terroristas e tb tu sentirte a mesma sensação de missão cumprida..:)
Vai passando e avisa qd chegares la ok?*************
Zana

Anónimo disse...

Hola Zana,

Voy a la mitad de este post, disculpas por no poder venir tanto como quisiera, besotes.

Zana disse...

No te preocupes, yo si que pido perdon por no poner mais cosas, y de las tuyas, pero tanpoco tengo mucho tiempo.
Gracias por intentar el portugués;o)