03 agosto 2005

Bom, e agora esperemos pelos resultados de Portugal

Aviso a todos os interessados que entrei em na Universidade Autónoma de Barcelona e.... ESTOU FELIZ!!!!Dê por onde der, já estou em Medicina e vou ser médica,mesmo que isso demore mais ou menos anos;o)...

Pá, isto agora toca-me sonhar, por uns tempos com a ida para lá, porque os resultados de Portugal só saem em 19 de Setembro, até lá vou ter que ir fazer a matrícula à dita universidade para ter o meu pássaro da alma na mão;o)...Não há quem me segure agora.Estou lááááá!!

No entanto os confrontos continuam a ser mais que muitos:
Há muito quem defenda que Braga, em termos de condições e apoios económicos não sofre da crise que "recentemente" se instalou no nosso país, há quem diga mesmo, e talvez com uma certa razão, que o poupava uns trocos aos meus pais (sem dúvida, ficaria tão perto de casa que ia economizar bastante); outros (julgo eu, menos informados) cuidam que o curso é muito melhor cá do que lá (informação não confirmada por muitos elementos da própria classe médica portuguesa que ultimamente trabalham com equipas de médicos e enfermeiros espanhois).
Outros acham que a formação é o de menos porque, afinal, quem gosta e é vocacionado chega lá sem caminho...
No entanto, como com a nota que tenho é mais provável que o próximo meteorito tamanho gigante entre em rota de colisão com a terra amanhã do que que eu entre em Braga;
Resta-me Lisboa e, caso arrastado, Coimbra.
E dessas duas opções, venha o diabo.....
Bem sei que tirar o curso num grande meio é vantajoso, cá em Portugal seria Lisboa, bem sei, mas... Barcelona não é um meio maior? Assim à primeira vista até parece;o)...
No entanto, fazia-me mais ilusão Coimbra, cidade dos estudantes... à grande...
Adorei Coimbra, também é de suspeitar que agora me alucine...Mas, e corrijam-me os dai ( e estou deliberandamente a dirigir-me ao K@ que sei que ao menos trabalha lá;o)), as condições que apresenta não são nada do outro mundo (a não ser o terceiro mundo), a universidade está bastante degradada, é mesmo muito antiga só que, também me contaram que iam passar os alunos para as novas instalações na parte nova da cidade, uma vez que aquilo estivesse concluido, peço então, com agradecimento alguma opinião mais concreta sobre o assunto;o).

Com isto a minha cabeça anda ás voltas, é evidente que procuro informação e a conclusão que se chega é mesmo que é dificil destinguir quem é que apresenta as melhores condições, quem é que nos mostra mais opções, quem nos abre mais ao mundo...
A diferença nos dois cursos (português e espanhol) em termo de anos é mesmo que o ano de internato em Espanha é único e em Portugal é bianual o que, em concenso tem vantagens e desvantagens:
vantagem que, ao fim de um ano, em Espanha, podemos candidatar-nos directamente á especialidade e desvantagem que a experiência em medicina geral é menor. Em Portugal há a vantagem de uma maior preparação a nível geral e salário garantido durante dois anos com um médico mais experiênte que nos acompanha; desvangem de termos de fazer o curso total em onze anos!!!

Sei que me torno meio chata com assunto mas sempre pode ser que passe por cá alguém que me possa dizer mais qualquer coisa;o)...
***

4 comentários:

Anónimo disse...

Hola :-)

Vengo a visitarte, FELICIDADES!! por tu ingreso a la escuela de medicina (eso entendí), mi padre es médico así que te deseo la mejor de las suertes.

Luego te leeré con más tiempo para entender más, gracias por hacer el esfuerzo de leerme y escribirme en español. Besotes!!

Zana disse...

La verdad és que, despues de medio año en España estudiando ya no és tan dificil el escribir en Español; me gusta y lo aprecio, aparte de queya lo conozco de pequeña como comprenderás qd leas el post " en español para mis españoles":O)
gracias a ti por visitarme y intentar entender;o) al poco tiempo verás que el portugués és facil...
pasate y comenta qd y siempre que te guste****

Emilce disse...

Ok, seguiré tus pasos ;)

Zana disse...

Espero que te guste tanto como a mi tu blog:o)