14 junho 2013

Nenhum momento seria o correcto.

Nem um só momento seria o correcto para perder alguém que se ama. 
E nem muito menos haverá momento algum para se escrever sobre ele. 
Simplesmente se devem viver, cada um dos momentos com a intensidade que a alma exige... E se um dia escrever, é só por desabafo. 

Reflectir sobre a doença de alguém, ainda que terminal ou incapacitante é duro. Mas humilde  e  egoistamente vive-se a presença, a vivencia desse alguém. Sofre-se em conjunto, olha-se e vê-se. 
Sem querer assumimos que essa é a actual presença que devemos aceitar e conviver.

Na distancia vives com essa experiencia mais do que com qualquer outra. Telefona-se e nem que seja por terceiros sabemos das novidades, do dia que foi, de como está. E qualquer coisa palpitante cá dentro melhora a sensação de saudade: sabes que está.

Mas há momentos... Como dizia, em nenhum caso correcto... 
Em que o que fica é só uma terrível ausencia.

Cobres tudo com as explicações mais sinceras que o coração pode encontrar: "É melhor assim.", "Agora está em Paz"... Só que essa ausencia fica-te. 

E é só com o tempo que revives os pensamentos e reconstituis essa memória quase perdida ou atordoada da pessoa ausente. 

É assim só que se sobrevive às tormentas do Não-Estar para sempre. 

Mas tenho saudades tuas. 

Agora, com os dias, sinto que o melhor que guardamos uns dos outros são os ensinamentos que directa ou indirectamente damos, porque sei que atraves deles vou sempre levar-te comigo.

E o mais curioso é que nunca te vi pretender ensinar nada a ninguém, no  entanto, foste das que mais me fez reflectir. Aprender a aprender de mim a través de ti. 

São estas coisas que plantam a noção de sorte que tivemos todos ao conhecer-te de perto. Todos vimos o teu exemplo incomparável em varios campos da vida. E tudo na familia se resolve falando com carinho. Tinha esse tom tão compenetrado na seriedade das coisas simples, porque são as importantes. 

Deixo o desabafo, por tanto. E respiro fundo outra vez. 

Obrigada por tudo TiAli. 



Sem comentários: