13 fevereiro 2012

Puta libertad

Uma das coisas que mais significaram na história da humanidade acabou por ser, muito contra a vontade daqueles que se beneficiavam dela, a liberdade.
Essa entidade que nem sempre se sabe reconhecer, talvez, hoje, por ser diária, por viver, ela própria, tão dispersa não deixa já marcas da sua passagem porque é como se sempre tivesse estado.
Na vida, alguns de nós aprendemos a valorizá-la também mais do que outras coisas. Muitas vezes, no dia-a-dia, nem sabemos respeitá-la e é a bom custo que se medem os episódios de desrespeito, reconhecimento do erro e restauração... No fundo, a sua semi-transparência, é quem nos trama. No fundo ela é omnipresente e mais vale que lhe demos a omnipotência também já que de contrário ela sempre se manifesta contra nós...

No meio de tudo isto, a que vem, portanto, um título tão negro?

Quando a vida vai indo mais ou menos em conformidade com essa tal de liberdade, quando só pertences a ti e a mais ninguém (ou assim pensas), quando pensavas que tudo está onde deve estar... Eis se não quando aparece uma mudança qualquer nos planos do destino.
De repente (ou mesmo às vezes sub-reptíciamente) o teu futuro planta uma série de perguntas, que se transforma (quais borboletas) em escolhas que deves tomar e assinar em baixo com o teu próprio nome, mas que levam implícita a tua alma.

Simplesmente, nesses ditosos momentos, parece que à vida nada lhe serve: nem que respeites a liberdade tua e de todos os demais, nem que tenhas trabalhado para que nada disso fosse necessário nem que... NADA.... És tão exageradamente livre, que está tudo sob as tuas mãos... Ou nisso crês.

O que fazer? Não sei! Eis o que pretendo descobrir.
Mas ainda confio que no fundo esse tal de destino, ele que sempre me tinha dado uma mãozinha na ultima da hora, esteja ali comigo. Todos os demais, já haveis estado, cada um no seu papel, sempre para lá da linha dessa tal liberdade... Só que... Assim, de repente, o sentimento é de que a liberdade, no fundo é só aquela coisa que nos deixa tão sozinhos em nós mesmos que tudo o que faças passa a ser inteiramente teu.

Não dizem que o destino está escrito? Então faço minha a missão de encontrar tais palavras ou, confiar que de alguma estranha maneira posso seguir os seus desígnios sem erros de maior...


Sem comentários: